terça-feira, 11 de novembro de 2014

Madrid me mata ou coisas de e/imigrante

As coisas que um emigrante em Espanha ouve, quando volta a Portugal.


"Lá come-se muito mal, né? Aquilo é só fritos!"
Claro: batata frita, arroz frito, massa frita, sushi frito, laranjas fritas, arroz doce frito,..
Desde que me mudei para Espanha, até eu estou frita.

"E bebes café? Eles não sabem fazer café.
E é tão caro! 
Como é que aguentas sem beber café? Eu sem café não funciono."
Ok, aqui até têm razão.O café é caro e é uma merda em 90% dos casos.
O café faz-me tanta falta, que já pensei em regressar para Portugal, ser precária e viver com o salário em atraso (ou sem ele), só para beber um café a 0,60 cêntimos. Mas logo depois, bebo um Yayo, na Casa Camacho, em Malasaña e logo me passam essas ideias.

"Aquilo lá em Espanha também ando muito mal, não anda?
A crise toca a todos!"
E eu respondo que sim, que apesar de não ter havido um resgate financeiro como em Portugal, que o número de desemprego é muito alto. É de 26% - a maior taxa da Europa. Ao que me respondem:
"- Vê-se logo que não vives cá! Isto aqui também está muita mau. De certeza que a nossa taxa já passou Espanha! Há muitos portugueses desempregados."
Ok, leva lá a medalha.

"E com a Monarquia? Aquilo não anda nada famoso com os reis, até deu no Telejornal."
Corrupção, amantes, branqueamentos de capitais, favorecimentos, ... enfim: é tipo a elite portuguesa, mas ali são todos família - tipo os Espírito Santo, mas de sangue azul.
De todas as formas, eu recuso-me a comentar a vida alheia.

"Já danças as sevilhanas?"
Sim, e dou também um pezinho no funk e depois de ir a Viena, comecei com a valsa. Quando voltar a Portugal, espero retomar as aulas de Bailinho da Madeira, que deixei a meio.

"Se a Catalunha se separa, o que é que fazes?"
Ahah a Catalunha seperar-ahah-se: ahah! Ui, essa é muito boa ahah!

"O Cristiano Ronaldo lá é muito popular, não é? O gajo é o maior! Na TV, vê-se os que os espanhóis são loucos por ele. 
Ele tem muitos admiradores em Madrid."
É, deve ser.

"Já viste o Cristiano Ronaldo?"
Ainda ontem passou lá por casa! A Dona Dolores é que nada!
Fora isso, vejo-o todos os dias na montra da loja oficial do Real de Madrid.



Sem comentários:

Enviar um comentário