terça-feira, 11 de novembro de 2014

Madrid me mata ou coisas de e/imigrante


Escutar 87324 mil vezes piadas e comentários sobre portuguesas e bigodes.

Madrid me mata ou coisas de e/imigrante

As coisas que um emigrante em Espanha ouve, quando volta a Portugal.


"Lá come-se muito mal, né? Aquilo é só fritos!"
Claro: batata frita, arroz frito, massa frita, sushi frito, laranjas fritas, arroz doce frito,..
Desde que me mudei para Espanha, até eu estou frita.

"E bebes café? Eles não sabem fazer café.
E é tão caro! 
Como é que aguentas sem beber café? Eu sem café não funciono."
Ok, aqui até têm razão.O café é caro e é uma merda em 90% dos casos.
O café faz-me tanta falta, que já pensei em regressar para Portugal, ser precária e viver com o salário em atraso (ou sem ele), só para beber um café a 0,60 cêntimos. Mas logo depois, bebo um Yayo, na Casa Camacho, em Malasaña e logo me passam essas ideias.

"Aquilo lá em Espanha também ando muito mal, não anda?
A crise toca a todos!"
E eu respondo que sim, que apesar de não ter havido um resgate financeiro como em Portugal, que o número de desemprego é muito alto. É de 26% - a maior taxa da Europa. Ao que me respondem:
"- Vê-se logo que não vives cá! Isto aqui também está muita mau. De certeza que a nossa taxa já passou Espanha! Há muitos portugueses desempregados."
Ok, leva lá a medalha.

"E com a Monarquia? Aquilo não anda nada famoso com os reis, até deu no Telejornal."
Corrupção, amantes, branqueamentos de capitais, favorecimentos, ... enfim: é tipo a elite portuguesa, mas ali são todos família - tipo os Espírito Santo, mas de sangue azul.
De todas as formas, eu recuso-me a comentar a vida alheia.

"Já danças as sevilhanas?"
Sim, e dou também um pezinho no funk e depois de ir a Viena, comecei com a valsa. Quando voltar a Portugal, espero retomar as aulas de Bailinho da Madeira, que deixei a meio.

"Se a Catalunha se separa, o que é que fazes?"
Ahah a Catalunha seperar-ahah-se: ahah! Ui, essa é muito boa ahah!

"O Cristiano Ronaldo lá é muito popular, não é? O gajo é o maior! Na TV, vê-se os que os espanhóis são loucos por ele. 
Ele tem muitos admiradores em Madrid."
É, deve ser.

"Já viste o Cristiano Ronaldo?"
Ainda ontem passou lá por casa! A Dona Dolores é que nada!
Fora isso, vejo-o todos os dias na montra da loja oficial do Real de Madrid.



Colecção A Formiguinha, Majora #3

As Caras Trocadas

(Colecção Formiguinha, Editora Infantil MAJORA - Porto, Portugal)
As Caras Trocadas
Estas história é sobre duas meninas com as caras trocadas.
Mas vamos ao princípio. Era uma vez uma mulher de "maus fígados" que tinha uma filha e se casou com um viúvo, que também tinha uma filha. A filha era "sovina" e "feia como um bode" ilustra a Formiguina, enquanto a enteada era liberal (??) e linda como o sol.~
Pela manhã, lá ia a mulher acordar a enteada aos berros, obrigando-a a trabalhar e assegurando-lhe que caso o serviço não fosse feito, que lhe moeria o copo de pancada. Depois ia ao quarto da filha, que fica na cama e a quem a mãe lhe levava pãozinho e mel, pois estava magrinha. Ou seja, a mulher enchia a filha de "paparicos e festinhas e à enteada dava-lhe fome negra e açoites" - e até aqui, nada de novo.

Um dia ela mandou as duas pastar a vaca - a Formiguinha não explica que razão terá levado a mulher a mandar a filha trabalhar. E como seria de supor, a filha levou uma cestinha com doces e boas comidas, enquanto à enteada, ofereceu uma côdea (bolorenta!) de broa.
A meio da tarde, enquanto as duas lanchava uma velhinha passou e pediu comidinha. A liberal e linda como o sol partilhou a sua broa e a outra... nada, não deu nada à velhota, deixando-a indignada e com vontade de de dar uma ensinadela à "esganada" da sovina.
A esta hora, já todos adivinharam que a velha é uma fada e que logo ali resolveu fazer justiça e plim
- "Eu vos fado" - disse a velha - "para que as vossas caras se troquem, ou seja, para que a menina feia se torne bonita e a bonita, feia" - e plim, assim foi.
Claro que as meninas não deram por nada e nem a mulher, que sem saber, passou a destratar a sua própria filha e a mimar a enteada.
A Formiguinha nada adianta sobre possíveis reclamações ou mal-entendidos. O marido, claro está, continua ausente nesta história.

Até que... Até que um dia, o filho do Rei passou e viu à janela a menina bonita e logo se enamorou - a nossa Formiguinha é uma romântica, o que fazer?
Ele pediu à menina que aparecesse de novo, mas à noite. A mulher (espera!) deu-se conta e aprisionou a menina, dando ordens à sua filha (na verdade a enteada em versão feia - anda estão aí? Conseguem acompanhar?), que ficasse ela à janela - afinal, há noite todos os gatos são pardos e o Príncipe nem daria pela fealdade da piquena. Pelo sim, pelo não, ela pôs um véu.
Quando Príncipe voltou, a catraia disse:
-"Não sei como te enamoraste de mim, meu senhor, visto que sou a rapariguinha mais feia das redondezas"
O moço confiante no que viu e no seu bom gosto, pediu-lhe que tirasse o véu e plim por obra da fada a menina voltou a ser bonita e, já se sabe, Príncipe ainda mais apaixonado é igual a pedido de casamento imediato.

Calma, que a história não acaba aqui. A Forimiguinha aprecia uma boa intriga.
Esta fada estava sempre atenta e transformava a menina bonita em feia sempre que a madrasta estava com ela. Foi assim que chegou o dia de casamento e a mulher sem se dar conta do ocorrido. Inclusive aconselhou a noiva a só tirar o véu depois de casada.
Óbvio que a fada estava no casamento e no momento de tirar o véu a menina era linda de novo e a madrasta logo teve um "chilique", correndo para casa, encontrou a sua verdadeira filha "restituída de fealdade" e "segundo consta, as duas rebentaram de inveja..."


Ou seja: ser inteligente, genorosa, trabalhadora, preguiçosa, etc. Tudo isto são aspectos secundários de uma pessoa. Ou somos bonitos ou feios. E se somos bonitos somos coitadinhos, madrastas que nos lixam a vida, temos fadas que zelam por nós e um príncipe (sim um príncipe, não um empresário ou um médico: um príncipe): olha para nós, apaixona-se e casamo-nos. Life is good, Formiguinha.